cloud
cloud
cloud
cloud
cloud
cloud

Salas


program image

Violeta :

Tal como as crianças das suas faixais etárias, as crianças da sala Violeta enfrentam uma longa lista de tarefas: continuar a crescer, adquirir novas habilidades psicomotoras que lhes permitirão dar um passo de gigante no caminho da sua autonomia. Além de procurar a satisfação das suas necessidades básicas – alimentação, sono, afeto – as crianças depressa se apercebem que a relação com os outros será mais motivante, daí a importância da atitude dos adultos que as rodeiam para o seu amadurecimento. A educadora deve servir de mediadora das situações diárias, proporcionando momentos que privilegiem as relações interativas entre todas as crianças do grupo.

Curiosas e faladoras, são agora crianças mais autoconfiantes e imaginativas que testam os limites das regras sociais que o mundo lhes oferece. Têm consciência das consequências e reconhecem que o seu comportamento tem impacto nos outros, preocupando-se em fazer o que está certo, a maior parte das vezes. Podem culpar os outros pelos seus erros devido à dificuldade que têm em assumir os seus erros.

Os seus estados emocionais alcançam os extremos, como por exemplo, são desafiantes e depois bastante envergonhadas.

A existência de tempos que se repetem com determinada periodicidade (rotinas das atividades diárias e semanais) vão ajudar a que as crianças desta idade progressivamente construam noções temporais.

Uma criança de 4/5 anos tem uma grande atividade motora com grande controlo dos movimentos. Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda.

Nas competências motoras finas, segura o lápis entre o polegar e o indicador e começa a compreender que os desenhos podem representar objetos reais tornam-se mais exigentes nesta área.

Nesta idade, os meninos e as meninas divergem na natureza das suas brincadeiras. Os meninos gostam muito de jogos de bola; atividades de construção com lego, madeiras e pistas de comboios e carrinhos. As meninas preferem largamente o jogo simbólico e o desempenho de papeis ao nível das áreas lúdicas do faz de conta (cozinha / quarto) também preferem a área das expressões (recorte, colagem, pintura). Ao mesmo tempo, apreciam as actividades ao ar livre. Gostam de tudo o que é surpresa e facilmente se empenham em propostas desafiadoras.

[/list]