cloud
cloud
cloud
cloud
cloud
cloud

Salas


program image

Verde :

A Sala Verde integra crianças desde o momento de aquisição de marcha até aos 2 anos. O dia começa às 7h30 com a chegada das primeiras crianças. Há um adulto que as recebe e que conversa com quem as traz à sala. Durante o dia há momentos de ternura, de afecto, de partilha, de desafio, de ajuda, de apoio. Há risos, gargalhadas… Há o “não”, o “é meu”. Há brincadeiras espontâneas e orientadas. Há descobertas, jogos, danças de roda, livros, imagens e fotografias, há construções, lápis, tintas e plasticina. Há contacto físico, beijinhos, um bom colinho e mimos…muitos miminhos!! Os adultos estão sempre presentes – umas vezes como observadores, outras como participantes. Temos muita brincadeira: umas vezes sozinhos, outras com companhia – os nossos amigos e/ou os adultos da sala. Vive-se o essencial para o desenvolvimento harmonioso de cada criança. É durante os momentos de brincadeira e exploração que se trabalha a curiosidade, relações sociais, confiança, cooperação, capacidade de comunicar…, prolongando-se para os momentos de cuidados básicos.

A rotina orienta a acção das crianças assegurando-lhes o dia-a-dia, possibilitando que percebam e se situem em relação ao espaço-tempo, permitindo modificações sem necessariamente cair na repetição rotineira. A rotina na creche ajuda as crianças a preverem acções e situarem-se em relação aos acontecimentos e horários. Os momentos de higiene e mudança de fralda são momentos privilegiados da relação adulto/criança, momento de brincadeira com o corpo, momento de diálogo. Também os momentos de refeição são momentos importantes. Na sala verde, de manhã, come-se bolachinhas. O almoço tem início às 11.00h. Os mais crescidos são incentivados a comer sozinhos: alguns precisam de ajuda, outros não a querem.

Na hora da sesta, depois do almoço e depois de vestirem o pijama, as crianças vão dormir, com ou sem chupeta, com fralda de pano, com um boneco…como estão habituadas a fazê-lo! O lanche é às 15h00, e às 16h00 já começam a chegar alguns pais ou avós. As crianças são-lhes entregues por um adulto da sala. Conversa-se sobre como correu o dia e até às 19.00h já todas as crianças rumam a casa. O dia ainda não chegou ao fim. Agora continua lá em casa…!!!

 

[/list]