cloud
cloud
cloud
cloud
cloud
cloud

Salas


program image

Azul :

Na sala azul já começamos a ser responsáveis e independentes, preparando-nos para o próximo estágio de desenvolvimento e os anos iniciais de escola. Somos bastante ativos em geral e adoramos explorar o mundo à nossa volta. Passamos também a aprender que na sociedade existem coisas que podemos ou não fazer.

Com três/ quatro anos, as crianças já compreendem melhor o mundo à sua volta, tornando-se gradualmente menos egocêntricas e compreendendo melhor que as suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas possuem os seus próprios sentimentos. Assim sendo, gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamento , ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas. Os pais são os principais modelos.

As crianças desta faixa étaria passam a identificar-se com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. Também é a partir desta idade que passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos como nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).

Como têm uma grande atividade motora, adoram, no tempo de grande grupo, correr, saltar, fazer jogos de movimento, andar de triciclo, tanto no recreio como na sala de ginástica. Como têm um grande desejo de experimentar tudo e ser autónomos, no tempo de higiene tentam calçar os sapatos, e vestir-se sozinhos e já o fazem razoavelmente bem. Gostam de comer sozinhos com o talher completo e fazem-no muito bem. No tempo de trabalho e pequeno grupo são capazes de copiar figuras geométricas simples, adoram pintar, desenhar e fazer diferentes trabalhos de plástica com diversos materiais. Uma das actividades preferidas é o “fazer de conta” onde imitam bem os adultos. No tempo de acolhimento e no tempo em que planeiam as actividades que vão desenvolver, as crianças gostam muito de conversar com os amigos e os adultos da sala. Nesta idade, são crianças bastante imaginativas. Sabem o nome, o sexo e a idade e gostam de o dizer; começam a ter noção das relações de causa e efeito e são bastante curiosos e bons investigadores, assim sendo adoram fazer experiências na sala e ver os resultados. A nível social, são bastante sensíveis aos sentimentos dos que os rodeiam relativamente a si própria e choram se o amigo lhe diz que já não é amigo. Ainda têm dificuldade em cooperar e partilhar o por vezes origina alguns conflitos. Preocupam-se em agradar os adultos que lhes são significativos, sendo muitas vezes dependentes da sua aprovação e afeto; formam grupos de amigos com quem gostam de brincar todos os dias. Começam a distinguir o certo do errado e as opiniões dos outros acerca de si própria assumem grande importância para eles; choram se são criticados pelos amigos, conseguem controlar-se de forma mais eficaz e menos agressiva, já tentam não resolver os conflitos fisicamente (empurrar ou bater).

E assim são as crianças na Sala Azul!

[/list]